{"id":3529,"date":"2023-02-06T12:13:21","date_gmt":"2023-02-06T15:13:21","guid":{"rendered":"https:\/\/ibsweb.com.br\/?p=3529"},"modified":"2023-02-06T12:52:32","modified_gmt":"2023-02-06T15:52:32","slug":"marketing-4-0-a-quarta-era-do-marketing","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/ibsweb.com.br\/2023\/02\/06\/marketing-4-0-a-quarta-era-do-marketing\/","title":{"rendered":"Marketing 4.0 – A quarta era do Marketing"},"content":{"rendered":"\n
\n

Marketing 4.0 \u00e9 a quarta era do marketing, que se concentra na integra\u00e7\u00e3o da tecnologia digital e das tend\u00eancias sociais na abordagem de marketing. Ele \u00e9 caracterizado pela personaliza\u00e7\u00e3o, automa\u00e7\u00e3o e intelig\u00eancia artificial, al\u00e9m de abordar quest\u00f5es \u00e9ticas e sociais, como a responsabilidade social e ambiental das empresas, ele traz uma abordagem que coloca o ser humano como centro.<\/p>\n<\/blockquote>\n\n\n\n

Kotler diz:<\/p>\n\n\n\n

\u201cO futuro do marketing reside em criar produtos, servi\u00e7os e culturas empresariais que adotem e reflitam valores humanos\u201d<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Phillip Kotler \u00e9 um defensor desse conceito e acredita na import\u00e2ncia de se aplic\u00e1-lo para criar rela\u00e7\u00f5es mais significativas e respons\u00e1veis com os consumidores com um marketing que alia as novas tecnologias sem perder a humanidade. Kotler traz uma abordagem dessa nova era do marketing em seu livro Marketing 4.0, abaixo apresentamos algumas ideias apresentadas por ele que \u00e9 considerado um dos pais do marketing moderno.<\/p>\n\n\n\n

Para come\u00e7ar entender a l\u00f3gica que Kotler aplica, \u00e9 importante primeiro entende como ele disp\u00f5e suas ideias, o livro Marketing 4.0 se divide em tr\u00eas partes e s\u00e3o elas:<\/p>\n\n\n\n

    \n
  1. An\u00e1lise dos resultado das observa\u00e7\u00f5es do mundo explorando como a conectividade alterou as vidas humanas e al\u00e9m de conferir as subculturas digitais da juventude, mulheres e netizens (Cidad\u00e3os da internet) e que seguir\u00e3o de fundamento para uma nova esp\u00e9cie de consumidor.<\/li>\n\n\n\n
  2. Discuss\u00e3o de como os profissionais de marketing podem aumentar a produtividade e compreender esse novo consumidor na era digital destrinchando o mundo on-line e off-line apresentando novas m\u00e9tricas e pr\u00e1ticas desse marketing 4.0.<\/li>\n\n\n\n
  3. Descri\u00e7\u00e3o das principais t\u00e1ticas de marketing 4.0, com um marketing centrado no ser humano procurando humanizar as marcas com atributos semelhantes aos dos homens e mulheres, e depois indo para o marketing de conte\u00fado de modo profundo, a fim de gerar convers\u00f5es entre clientes.<\/li>\n<\/ol>\n\n\n\n

    Vale destacar que Kotler ainda traz uma vis\u00e3o a respeito do engajamento do cliente na era digital. A principal proposta de Kotler com o MARKETING 4.0 \u00e9 segundo o pr\u00f3prio Kotler \u201co aprofundamento de um marketing centrado no ser humano para cobrir cada aspecto da jornada do cliente\u201d<\/strong> ou seja, um marketing em uma nova era que alia tecnologia e humanidade e ainda assim mesmo com os avan\u00e7os tecnol\u00f3gicos repleto de avan\u00e7os digitais ainda mantenha sua humanidade intacta e atinja bons resultados.<\/p>\n\n\n\n

    Claro que \u00e9 um desafio manter esta humanidade e conseguir acompanhar as mudan\u00e7as de mercado e entender os novos consumidores e as suas novas tend\u00eancias em um novo mundo que precisa operar no on-line e off-line em um mesmo padr\u00e3o de qualidade e com produtos cada vez mais personalizados. <\/p>\n\n\n\n

    Sobre o novo cen\u00e1rio Kotler destaca que “em um mundo altamente conectado, um desafio-chave para marcas e empresas \u00e9 integrar elementos on-line e off-line \u00e0 experi\u00eancia do cliente” <\/strong> e ele ainda ressalta que “as caracter\u00edsticas dos novos consumidores nos levam a perceber que o futuro do marketing ser\u00e1 uma mescla cont\u00ednua de experi\u00eancias on-line e off-line” <\/strong>que impactar\u00e3o na escolha de compras e na decis\u00e3o por qual marca, servi\u00e7o e empresa optar, todas as decis\u00f5es seriam tomadas com base nas an\u00e1lises digitais (redes sociais, f\u00f3runs on-lines e etc) e reais (familiares, amigos, off-line). <\/p>\n\n\n\n

    Bibliografia:<\/strong><\/p>\n\n\n\n

    KOTLER, P., Kartajaya, H. & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

    Marketing 4.0 \u00e9 a quarta era do marketing, que se concentra na integra\u00e7\u00e3o da tecnologia digital e das tend\u00eancias sociais na abordagem de marketing. Ele \u00e9 caracterizado pela personaliza\u00e7\u00e3o, automa\u00e7\u00e3o e intelig\u00eancia artificial, al\u00e9m de abordar quest\u00f5es \u00e9ticas e sociais, como a responsabilidade social e ambiental das empresas, ele traz uma abordagem que coloca o […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":3536,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"elementor_theme","format":"standard","meta":{"spay_email":"","footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"jetpack_featured_media_url":"https:\/\/ibsweb.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/02\/Linkedin-artigo-Lis-1.png","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/ibsweb.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3529"}],"collection":[{"href":"https:\/\/ibsweb.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/ibsweb.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/ibsweb.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/ibsweb.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=3529"}],"version-history":[{"count":6,"href":"https:\/\/ibsweb.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3529\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":3538,"href":"https:\/\/ibsweb.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3529\/revisions\/3538"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/ibsweb.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/3536"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/ibsweb.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=3529"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/ibsweb.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=3529"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/ibsweb.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=3529"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}