O Extraordinário – define o legado de Rand e que o mantém vivo e presente, considerado um dos grandes nomes do design, deixou sua marca no mundo com o que ficou conhecido como “Estilo tipográfico suíço” com elevado dinamismo e criatividade saindo do lugar comum e transformando o seu trabalho em algo fora do padrão e único.

Peretz Rosenbaum, nome de nascimento era um homem de letras, escritor, professor, diretor de arte e consultor de design do qual fez seu nome ao lado de empresas como a IBM, ABC e UPS. Em 1972 teve seu nome vinculado ao “Art Directors Clube Hall of Fame” a principal homenagem aos ilustres contribuintes do universo da direção de arte e comunicação visual coroando-os pela excelência criativa, prêmio que conta com outras pessoas de peso como Andy Warhol (1994) e Alan Fletcher (1994).

Rand ganhou fama internacional com o seu trabalho no designer editorial – através de seus projetos com capas de revistas criativas lançando uma nova abordagem ao design norte-americano, explorando o estilo modernista, cubista e dadaísta. Suas principais inspirações são Wassily Kandisky, artista russo que foi o pioneiro no abstracionismo nas artes plásticas e Paul Klee que usava padrões gráfico em forma de mosaicos, misturava formas figurativas abstratas e figuras, além de utilizar grande variedade de cores fortes.

Sua maior contribuição para o design pode ser visto nas capas de revistas da Editora Direction, onde sua experimentação com diversos estilos podem ser apreciados. Rand usou collage, ilustração e a tipografia quebrando os laços com o comum e trazendo o frescor do novo e ousado, nas palavras de Remington,”O Lúdico, o visualmente dinâmico e o inesperado, com frequência encontravam expressão em seu trabalho”.

Clique aqui e conheça algumas obras de Paul Klee

Para saber mais sobre Paul Rand:

Quando perguntado para Paul Rand o que é design, ele respondeu que “Design é o método de juntar forma e conteúdo. Design, assim como arte, tem múltiplas definições: não existe uma definição única. Design pode ser arte. Design pode ser estética. Design é tão simples, por isso é tão complicado.”

Em 1947, no auge da sua carreira,ele escreveu o livro “Thoughts on Design” – Pensamentos sobre o design traduzido para o português, considerada como a bíblia do design. O livro conta com 96 página, condensando os pensamentos de Paul sobre design gráfico , comunicação além de falar sobre forma e função. Em 2007, a Cosac Naify trouxe ainda o livro Conversas com Paul Rand, em que aborda sobre a filosofia do design cultivado por Rand.

2_Comentários

Digite seu comentário