Para ter a melhor empresa, basta ter os melhores cliente. Os mais fiéis no sentido de satisfação em poder servir. Há quem diga que não existe mais clientes fiéis, que bastaria encontrar alguém que faça mais barato que seria trocado. Mas não é verdade, pois o grande diferencial é o atendimento e histórico de comprometimento. Do contrário, seria igual relacionamento e as pessoas trocariam umas as outras várias vezes, pois sempre há uma pessoa mais bonita, mais inteligente, mais musculosa, mas acreditamos que se mantivermos o vínculo com uma bela história, todos crescem juntos e reciprocamente serão fiéis.

A forma como o serviço é feito, o carinho, o zelo são o nosso diferencial. Saber que foi feito da melhor forma possível, está em nosso DNA. E assim que se faz a diferença.

Segue uma lição do marqueteiro e do jardineiro. Autoria desconhecida:

Nos Estados Unidos, a maioria das residências tem por tradição ter na frente um lindo gramado. E, para este serviço, há diversos jardineiros autônomos que fazem reparos nestes jardins. Um dia, um Executivo de Marketing de uma grande empresa americana contratou um desses jardineiros. Chegando a sua casa, o executivo viu que estava contratando um garoto de apenas 18 anos de idade.
Claro que o executivo ficou surpreso. Quando o garoto terminou o serviço, solicitou ao executivo a permissão para utilizar o telefone. O executivo, encantado com a educação do garoto, prontamente atendeu ao pedido e, muito curioso com a atitude do garoto, não pôde deixar de escutar a conversa.
O garoto havia ligado para uma senhora e perguntara:
– A senhora está precisando de um jardineiro?
– Não. Eu já tenho um. Respondeu a senhora.
– Mas, além de aparar, eu também tiro o lixo.
– Isso o meu jardineiro também faz.
– Eu limpo e lubrifico todas as ferramentas no final do serviço disse o garoto.
– Mas isso o meu jardineiro também faz. Eu faço a programação de atendimento o mais rápido possível.
– O meu jardineiro também me atende prontamente.
– O meu preço é um dos melhores.
– Não, muito obrigada! O preço do meu jardineiro também é muito bom.
– Há alguma coisa que seu jardineiro faça ou deixe de fazer que lhe desagrade?
– Não, estou satisfeita com seu atendimento.
Quando o garoto desligou o telefone, o executivo lhe perguntou:
– Você perdeu um cliente?
– Não – respondeu o garoto. – Eu sou o jardineiro dela. Eu apenas estava verificando o quanto ela estava satisfeita com o meu serviço.

Essa reflexão mostra que não adianta correr atrás do seu objetivo, sem antes cuidar dos que já estão contigo e confiam em ti. Esse é um dos maiores erros em muitas empresas ou empreendimentos, focar sempre no outro e esquecer quem já confia nos seus serviços.

Faça sempre além, mas acima de tudo, seja justo. Quer assessoria para medir a satisfação dos atuais clientes de sua empresa? Conte conosco.

Texto por: Rodrigo Wernik (CEO do IBS WEB)

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