Essa dica é legal, pois muitos profissionais da área de tecnologia e web nem sempre sabem. Caso o domínio esteja no CNPJ ou CPF, é possível alterar mediante pedido administrativo.

Infelizmente há casos do domínio ter sido registrado no CNPJ ou CPF de quem fez o site, nesse caso será necessário a contribuição da pessoa OU acionar na justiça. Importante se feito o quanto antes, pois com nossa experiência já tivemos caso de empresa grande ter tido esse problema e o CPF estar vincular a um falecido ou CNPJ falido.

No exemplo citado, ocorreu em razão de uma pessoa física ter falecido, então além de ter que pegar a assinatura dos responsáveis dos inventários, será necessário apresentar também a partilha dos bens, para demonstrar que realmente a legitimidade do domínio pertence a quem contratou. Por isso, resolva a pendência o quanto antes, não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. 😊

Vamos ao que interessa, tendo o domínio no seu CPF ou CNPJ, siga os passos abaixo:

Primeiramente tenha um ID no Registro.Br https://registro.br/criar-conta/ 

Após confirmar os dados mediante link que foi para o seu e-mail, terá o seu ID (usuário).

Depois precisará ir nos acessos administrativos, acesse:

Ajuda > Procedimentos administrativos:

Aparecerá a opção de transferência de titularidade de domínio, basta clicar na opção (clique aqui) abaixo listado ou acesse o link https://registro.br/cgi-bin/nicbr/transferencia_de_dominio :

Na próxima tela ou poderá ir direto acessando: https://registro.br/cgi-bin/nicbr/transferencia_de_dominio preencha o domínio em questão, o titular atual com o nome de quem assinará o documento transferindo, o RG e no campo abaixo poderá colocar o seu novo ID e abaixo preencha os novos dados seu ou da sua empresa:

Gerará então um documento que deverá ser impresso, assinado por quem está atualmente constando como responsável. Por último, após ter reconhecido firma do documento, deverá

enviar para o órgão responsável em SP via Correio

A/C Registro .br

Av. das Nações Unidas, 11541, 7° andar

04578-000 – São Paulo – SP

IMPORTANTE: Se estiver recebendo de uma Pessoa Física, envie também com cópia o documento pessoal da pessoa que está transferindo.

Se for empresa

Não esqueça de enviar contrato social da empresa e alteração do contrato social que conste os dados do responsável de quem assinou. O comprovante do CNPJ poderá tirar no site da receita federal, no link https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp 

Esperamos que tenhamos ajudado, caso tenha dificuldade ou encontre algum empecilho, contrate-nos e daremos o assessoramento necessário que necessita.

Texto por: Rodrigo Wernik (CEO do IBS WEB)

Digite seu comentário