David Ogilvy diz:

“O produto deve ser algo que nos orgulhemos de anunciar. Nas raras ocasiões que anunciamos produtos de que particularmente não gostávamos, fracassamos. Um advogado pode ser capaz de defender um assassino que sabe ser culpado; um cirurgião pode sentir-se capaz de operar um homem de quem não gosta; mas a isenção não funciona na comunicação. Um certo grau de comprometimento pessoal é exigido para que um redator possa vender o produto”.

Ogilvy

A Ogilvy é uma empresa de Marketing e publicidade fundada em 1948 por David Ogilvy em Nova York, ao longo dos anso ela se expandiu para mais de 100 países se tornando uma das mais influentes empresas de Marketing no mundo. Ela é conhecida por sua abordagem criativa e inovadora para o marketing, e tem trabalhado com algumas das maiores e mais reconhecidas marcas do mundo, incluindo IBM, American Express, Dove e Nestlé.

Além de sua atuação na publicidade, a Ogilvy também atua em outras áreas do marketing, incluindo design, mídia digital, relações públicas e consultoria de marcas. A empresa também tem uma forte presença no mercado chinês, e foi a primeira empresa de publicidade a abrir um escritório na China, em 1979.

Considerado como um dos pais da Publicidade e Marketing moderno, David Ogilvy traz parte de seus conhecimentos e experiência em seu livro entitulado “Ogilvy Adversitising”, que compartilha suas experiências e lições aprendidas durante sua carreira na publicidade, e é possível extrair diversas lições importantes para o marketing atual. Algumas dessas lições incluem:

» A importância da pesquisa de mercado:  o sucesso de uma campanha de marketing dependia da compreensão do público-alvo e de suas necessidades e desejos. Ele defendia a realização de pesquisas de mercado para obter essa compreensão e criar campanhas mais eficazes.

» A importância do copywriting: o texto era um elemento fundamental em uma campanha de marketing, e defendia a criação de slogans e anúncios claros e concisos. Ele também ressaltava a importância de testar diferentes versões de um anúncio para ver qual delas é mais eficaz.

» A importância da criatividade: Ogilvy defendia a criatividade como um elemento chave para o sucesso em marketing, mas também enfatizava a importância de combinar a criatividade com a pesquisa e o conhecimento do mercado.

» A importância da honestidade e da integridade:  a honestidade e a integridade eram fundamentais para a criação de campanhas de marketing eficazes. Ele defendia a criação de anúncios que mostrassem o produto de forma verdadeira e não enganosa, e ressaltava a importância de ser transparente com o público.

E talvez a mais importante e nas próprias palavras de Ogilvy é “Seja Informativo” pois “Quando eu (David Ogilvy) era vendedor de porta em porta, descobri que quanto mais informações eu dava sobre meu produto, mais eu vendia…” porque “Quanto mais informativo for o seu anúncio, mais persuasivo ele será!” e “conheça bem o seu produto” dedique tempo para o seu produto “um certo grau de comprometimento pessoal é exigido para que um redator possa vender o produto”.

Temos que destacar que uma das lições mais valiosas deixadas por ele foi estude o “comportamento humano, conheça bem o ser humano” , O professor de história Watson Christopher, da Universidade de Rocherster, traz um ponto de vista interessante a respeito do homem, os desejos e podemos dizer as compras, segundo ele ‘Se os homens fossem movidos apenas pelos impulsos e interesses individuais, ficariam satisfeitos, como os outros animais (Christopher, 1986, p.237)’ mas sabemos que não é o caso, o homem é um ser social e que precisa sentir-se como parte integrante dela, as marcas geram essa “necessidade”, “desejos” e “estimulos” que agregam valor e prestígio e que cria essa integração social-cultural e Ogilvy acrescenta ainda que “ninguém gosta de ser visto comprando produtos de segunda categoria” que fortalece o imaginário de que grandes marcas se destacam, pois ser grande sugere qualidade. A produção em massa alterou a visão do consumidor onde o principal foco hoje é “ter ou não ter, eis a questão”¹ diria Hamlet hoje.

Texto por Lis Estefany

Referências e bases:

OGILVY, David. Confessions os an Adversting Man. 1963

OGILVY, David. Ogilvy on Adversitising. 1983.

RENHA, João. Propaganda Brasileira depois de Washigton Olivetto. 1ª EDIÇÃO – 2013

1.Citação feita no livro Propaganda Brasileira depois de Washigton Olivetto.

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