Marketing 4.0 é a quarta era do marketing, que se concentra na integração da tecnologia digital e das tendências sociais na abordagem de marketing. Ele é caracterizado pela personalização, automação e inteligência artificial, além de abordar questões éticas e sociais, como a responsabilidade social e ambiental das empresas, ele traz uma abordagem que coloca o ser humano como centro.
Kotler diz:
“O futuro do marketing reside em criar produtos, serviços e culturas empresariais que adotem e reflitam valores humanos”
Phillip Kotler é um defensor desse conceito e acredita na importância de se aplicá-lo para criar relações mais significativas e responsáveis com os consumidores com um marketing que alia as novas tecnologias sem perder a humanidade. Kotler traz uma abordagem dessa nova era do marketing em seu livro Marketing 4.0, abaixo apresentamos algumas ideias apresentadas por ele que é considerado um dos pais do marketing moderno.
Para começar entender a lógica que Kotler aplica, é importante primeiro entende como ele dispõe suas ideias, o livro Marketing 4.0 se divide em três partes e são elas:
Vale destacar que Kotler ainda traz uma visão a respeito do engajamento do cliente na era digital. A principal proposta de Kotler com o MARKETING 4.0 é segundo o próprio Kotler “o aprofundamento de um marketing centrado no ser humano para cobrir cada aspecto da jornada do cliente” ou seja, um marketing em uma nova era que alia tecnologia e humanidade e ainda assim mesmo com os avanços tecnológicos repleto de avanços digitais ainda mantenha sua humanidade intacta e atinja bons resultados.
Claro que é um desafio manter esta humanidade e conseguir acompanhar as mudanças de mercado e entender os novos consumidores e as suas novas tendências em um novo mundo que precisa operar no on-line e off-line em um mesmo padrão de qualidade e com produtos cada vez mais personalizados.
Sobre o novo cenário Kotler destaca que “em um mundo altamente conectado, um desafio-chave para marcas e empresas é integrar elementos on-line e off-line à experiência do cliente” e ele ainda ressalta que “as características dos novos consumidores nos levam a perceber que o futuro do marketing será uma mescla contínua de experiências on-line e off-line” que impactarão na escolha de compras e na decisão por qual marca, serviço e empresa optar, todas as decisões seriam tomadas com base nas análises digitais (redes sociais, fóruns on-lines e etc) e reais (familiares, amigos, off-line).
Bibliografia:
KOTLER, P., Kartajaya, H. & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0