Marketing 4.0 é a quarta era do marketing, que se concentra na integração da tecnologia digital e das tendências sociais na abordagem de marketing. Ele é caracterizado pela personalização, automação e inteligência artificial, além de abordar questões éticas e sociais, como a responsabilidade social e ambiental das empresas, ele traz uma abordagem que coloca o ser humano como centro.

Kotler diz:

“O futuro do marketing reside em criar produtos, serviços e culturas empresariais que adotem e reflitam valores humanos”

Phillip Kotler é um defensor desse conceito e acredita na importância de se aplicá-lo para criar relações mais significativas e responsáveis com os consumidores com um marketing que alia as novas tecnologias sem perder a humanidade. Kotler traz uma abordagem dessa nova era do marketing em seu livro Marketing 4.0, abaixo apresentamos algumas ideias apresentadas por ele que é considerado um dos pais do marketing moderno.

Para começar entender a lógica que Kotler aplica, é importante primeiro entende como ele dispõe suas ideias, o livro Marketing 4.0 se divide em três partes e são elas:

  1. Análise dos resultado das observações do mundo explorando como a conectividade alterou as vidas humanas e além de conferir as subculturas digitais da juventude, mulheres e netizens (Cidadãos da internet) e que seguirão de fundamento para uma nova espécie de consumidor.
  2. Discussão de como os profissionais de marketing podem aumentar a produtividade e compreender esse novo consumidor na era digital destrinchando o mundo on-line e off-line apresentando novas métricas e práticas desse marketing 4.0.
  3. Descrição das principais táticas de marketing 4.0, com um marketing centrado no ser humano procurando humanizar as marcas com atributos semelhantes aos dos homens e mulheres, e depois indo para o marketing de conteúdo de modo profundo, a fim de gerar conversões entre clientes.

Vale destacar que Kotler ainda traz uma visão a respeito do engajamento do cliente na era digital. A principal proposta de Kotler com o MARKETING 4.0 é segundo o próprio Kotler “o aprofundamento de um marketing centrado no ser humano para cobrir cada aspecto da jornada do cliente” ou seja, um marketing em uma nova era que alia tecnologia e humanidade e ainda assim mesmo com os avanços tecnológicos repleto de avanços digitais ainda mantenha sua humanidade intacta e atinja bons resultados.

Claro que é um desafio manter esta humanidade e conseguir acompanhar as mudanças de mercado e entender os novos consumidores e as suas novas tendências em um novo mundo que precisa operar no on-line e off-line em um mesmo padrão de qualidade e com produtos cada vez mais personalizados.

Sobre o novo cenário Kotler destaca que “em um mundo altamente conectado, um desafio-chave para marcas e empresas é integrar elementos on-line e off-line à experiência do cliente” e ele ainda ressalta que “as características dos novos consumidores nos levam a perceber que o futuro do marketing será uma mescla contínua de experiências on-line e off-line” que impactarão na escolha de compras e na decisão por qual marca, serviço e empresa optar, todas as decisões seriam tomadas com base nas análises digitais (redes sociais, fóruns on-lines e etc) e reais (familiares, amigos, off-line).

Bibliografia:

KOTLER, P., Kartajaya, H. & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0

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